..........and believing that tomorrow will be better, even with tears ready to fall ,have to smile so that anyone else feel our pain.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Um pouco de história Coreana


Ajuda korea.net e asianhistory.about.com


Ola meus miguitos hoje trago um pouco de história sim,uma história fantástica,de um país que já viveu grandes atrocidades e que hoje está entre as grandes potencia económicas,acredito que vão perceber o porquê de eu trazer esta historia para vocês,espero que gostem desta viajem histórica.





Joseon 


A Dinastia Joseon governou uma península coreana unida há mais de 500 anos, desde a queda do Goryeo Dinastia em 1392 através da ocupação japonesa de 1910.
As inovações culturais e realizações da última dinastia coreana continuam a influenciar a sociedade na moderna Coréia.

Os 400 anos de idade Goryeo dinastia estava em declínio no final do século 14, enfraquecida por lutas internas pelo poder e ocupação nominal pelo semelhante moribundo Império Mongol . Um astuto general do exército, Yi Seong-gye, foi enviado para invadir a Manchúria em 1388.
Em vez disso, ele se virou em direcção à capital, esmagando as tropas do rival General Choe Yeong, e depondo o rei Goryeo U.
General Yi não tomou o poder imediatamente, ele governou através de fantoches Goryeo 1389-1392.
Insatisfeito com esse arranjo, Yi mandou executar o Rei U e seu filho de oito anos de idade. Em 1392, o general Yi assumiu o trono, com nome do rei Taejo,os primeiros anos de governo de Taejo não foram fáceis,pois existia nobres que ainda eram leais aos Reis Goryeo,e regularmente ameaçavam fazer motins,para reforçar o seu poder, Taejo declarou-se o fundador do "Kingdom of Great Joseon," , e acabou com membros rebeldes do clã da velha dinastia.
Rei Taejo também sinalizou um novo começo, movendo o capital de Gaegyeong para uma nova cidade no Hanyang. Esta cidade foi chamada de "Hanseong", mas mais tarde se tornou conhecida como Seul. O rei de Joseon construiu maravilhas arquitectónica na nova capital, incluindo o Palácio Gyeongbuk, concluído em 1395, e o Palácio Changdeok (1405),Taejo governou até 1408. 
A jovem Dinastia Joseon sofreu intrigas políticas, incluindo o "Strife of the Princes,", em que filhos Taejo lutaram pelo trono(isto quando existe poder o pessoal esquece que são irmãos,bolas complicado não).
Em 1401, Joseon Coreia tornou-se um afluente do Ming China, a cultura e poder atingiram um novo auge com bisneto Taejo,King Sejong the Great  (r. 1418-1450).Sob a orientação de Rei Sejong, estudiosos da Academia Real criou o Hangeul alfabeto coreano. Foi então chamado Hunminjeongeum, ou "sistema fonético adequada para educar as pessoas". 
Rei Sejong interessava em ciência astronómica os  relógios de sol, relógios de água, globos celestes e mapas astronómicos foram produzidos a seu pedido. 
Como parte dos esforços para racionalizar a estrutura de decisão de Joseon, o rei Sejo colocou em prática um sistema legal, e iniciou a compilação do Daejeon Gyeongguk (Código Nacional). A estrutura de decisão da Dinastia Joseon foi criada oficialmente com a realização posterior do Daejeon Gyeongguk durante o reinado do rei Seongjong (r. 1469-1494). 
Em 1592, o Japão invadiu a península para pavimentar o caminho para a sua incursão na China. No mar, o almirante Yi Sun-shin (1545-1598), uma das figuras mais respeitadas da história coreana, liderou uma série de brilhantes manobras navais contra os japoneses, inventando o geobukseon (navio tartaruga), o primeiro navio de guerra do mundo.
No início do século 17, um movimento defendendo Silhak (ensino prático) ganhou impulso considerável entre os liberal-minded scholar-oficiais como meio de construção de uma nação moderna. 
Eles recomendaram melhorias agrícolas e industriais, juntamente com reformas radicais na distribuição de terras. O tribunal conservador, no entanto, não estava pronto para essa mudanças.Na drástica a segunda metade da era Joseon, a administração do governo e as classes mais altas, chegou a ser marcado por patriotismo recorrente. Para corrigir a situação indesejável política, o rei Yeongjo (r. 1724-1776), adoptou uma política de imparcialidade nas nomeações do governo. Ele era, portanto, capaz de fortalecer a autoridade real e alcançar a estabilidade política. 
Rei Jeongjo manteve a política de imparcialidade e de criar uma biblioteca real (Gyujanggak) para preservar documentos e registos reais. Ele também iniciou outras reformas políticas e culturais. Este período testemunhou o florescimento de Silhak. Um número de estudiosos pendentes escreveu obras progressistas recomendando reformas agrícolas e industriais, mas algumas de suas ideias foram adoptadas pelo governo.
No século 19, a Coreia manteve um "Hermit Kingdom", inflexivelmente contra as exigências ocidentais para as relações diplomáticas e comerciais. Com o tempo, alguns países asiáticos e europeus com ambições imperialistas competiam entre si pela influência sobre a Península Coreana. Japão, depois de vencer as guerras contra a China e Rússia,forçada a Coreia foi lhe instituída um regime colonial em 1910. 
O processo de colonização estimulou o patriotismo dos coreanos. Intelectuais coreanos ficaram furiosos pela política de assimilação cultural do Japão, que mesmo proibido de idioma coreano educação nas escolas. Em 1 de Março de 1919, uma manifestação pacífica exigindo a independência se espalhou pelo país. As autoridades japonesas brutalmente reprimiram os manifestantes e seus apoiantes, e massacrou milhares. 
Os coreanos se alegraram com a derrota do Japão com II Guerra,mas a alegria durou pouco libertação não foi instantânea,pois eles lutaram com tudo para trazer a independência a seu país,e não terem logo a sua independência e se querem saber é desolador,travar uma batalha dura e não tirar logo proveito dela,muito complicado.Em vez disso, resultou em um país dividido por diferenças ideológicas causadas pela Guerra Fria emergente. Esforços coreanos para estabelecer um governo independente foram frustrados quando as forças dos EUA ocuparam a metade sul da península e as tropas soviéticas tomaram o controle do norte. 
Em Novembro de 1947, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução que convocou eleições gerais na Coreia, sob a supervisão de uma Comissão da ONU. 
No entanto, a União Soviética recusou se a cumprir a resolução e negou o acesso da Comissão das Nações Unidas para a metade norte da Coreia. A Assembleia Geral da ONU, em seguida, adoptou outra resolução pedindo eleições em áreas acessíveis à sua comissão. As primeiras eleições na Coreia do Sul foram realizadas em 10 de maio de 1948, nas áreas ao sul do paralelo 38. Esta linha artificial veio para dividir a península coreana em Sul e Norte. 
Syngman Rhee, um educado nos EUA lutador independência intelectual e ex-, foi eleito o primeiro presidente da República da Coreia, em 1948. Previsão Rhee foi instrumental no estabelecimento de um governo separado na Coreia do Sul, lançando as bases para uma democracia e uma economia de mercado. 
Enquanto isso, um regime comunista foi criado ao norte do paralelo 38, sob a liderança de Kim Il-sung, com o apoio soviético. 
Em 25 de Junho de 1950, a Coreia do Norte lançou uma invasão em larga escala ao Sul, provocando uma guerra de três anos que atraiu nos EUA, China, e outras forças estrangeiras. Toda a península foi devastada pelo conflito. Um cessar-fogo foi assinado em Julho de 1953. 
Apesar de sua contribuição histórica, Rhee foi derrubado do poder em 1960 por manifestações estudantis que protestavam seu governo prolongada e fraudes eleitorais. 
Orientada para o crescimento da Coreia, desenvolvimento liderado pelas exportações económica desde os anos 1960. Sob a liderança de Park Chung-hee, o general que se tornou presidente de desenvolvimento da Coreia foi tão notável que ganhou o nome de "the Miracle on the Han River". Após 18 anos de regime autoritário, no entanto, Park foi assassinado em 1979. Posteriormente, a Coreia do Sul era governado por Chun Doo-hwan, outro presidente geral que virou até eleições presidenciais directas foram restabelecidas em 1987, que viu a eleição de outro ex-general, Roh Tae-woo. Mas não foi até 1993, quando a democracia civil foi restaurada . Seul recebeu os Jogos Olímpicos em 1988 e Coreia do co-sediou a Copa do Mundo de 2002 jogos de futebol com o Japão.
 Através da expansão do comércio internacional e câmbio, Coreia demonstrou ao mundo o seu rico património cultural, bem como a tecnologia moderna. Na década de 1950, a Coreia ficou classificado entre os países mais pobres. Hoje, sua economia é a maior em 15 º no mundo, e a nação está pronta para se tornar um jogador activo no cenário económico global após a realização da Cimeira do G20 em 2010. 
A República da Coreia tem vindo a seguir o caminho para a democracia madura e prosperidade económica  Mesmo que os legados da Guerra Fria ainda permanecem nesta península e as crises económicas globais têm lhe afectado , a Coreia do Sul vem demonstrando notável resistência em lidar com estes desafios e olha para a frente para um futuro ainda mais brilhante.
Bem fantástico este povo,lutaram muito, também perderam muito mas têm suas vidas de volta,é mesmo sabendo que não ia ser fácil não desistiram,gosto de pessoas que lutam pelo que querem cada vez mais sou fã,mesmo e quando mais sei mais quero descobrir sobre eles,são um povo notável,bem miguitos espero que tenham gostado de estudar história,beijokas fofas






Sem comentários:

Enviar um comentário

por vezes é difícil concordar com o que escrevo podes deixar a tua opinião deste que não digas palavrões é na boa gosto quando os miguitos comentam o que escrevo beijokas fofas fiquem bem

The Rebel Princess